12nov

Ainda hoje encontramos pessoas que resistam à terapia.

– “Terapia? Deus me livre é coisa para louco.”

– “Vá fazer terapia mesmo! Você precisa.”

– “Será que sou normal?”

– “Tenho muito medo de precisar de terapia.”

– “Isto é coisa de quem não tem o que fazer.”

– “Terapia é sofrimento. Eu resolvo meus problemas sozinho.”

Estas são algumas frases que devido a preconceitos, ainda costumamos ouvir.

A falta de informação e conhecimento associados às idéias do passado, onde apenas os “loucos” iam para psicoterapia fazem com que, muitas pessoas deixem de se beneficiar e investir no próprio bem estar, e até de conquistar objetivos quando evitam terapias.

Muitos ignoram a importância de se tratar a saúde emocional, mental e posteriormente, acabam obrigados a fazer uso de tratamento medicamentoso. Estes podem ser evitados quando a “raiz do problema” for tratada com antecedência.

A Terapia Complementar Breve tem como finalidade o autoconhecimento e o equilíbrio da mente e do corpo, que juntos formam um sistema cibernético – um ser humano. As pessoas que adquirem equilíbrio e aprendem a lidar com seu emocional ficam menos propensas às doenças e mal estar.

Pessoas mal informadas tendem a procurar terapia quando “ficam com um grande problema” sem conseguir sair dele sozinhas. Ou quando cansam de fazer uso de remédios, que como o nome diz, remedeiam a situação. Muitas são encaminhadas à terapia pelo médico que constata a inexistência de doenças, apesar dos sintomas (psicológicos).

Felizmente, muitas pessoas estão descobrindo os benefícios da terapia que se destina a qualquer pessoa que busque o equilíbrio emocional, ou simplesmente que deseja atingir pequenas ou grandes metas. A falta de um bom gerenciamento do estresse, devido a influência que se sofre no dia-a-dia, torna-se fácil o descontrole emocional para quem não cria uma estrutura interna. Este é um dos motivos de ser comum a queixa de ansiedade, estado depressivo ou depressão, alteração de humor, medos de diversas origens, problemas de relacionamento, enxaquecas, problemas com o sono etc. Indo além, sem tratamento psicoterapêutico, o caminho será o desenvolvimento de doenças mais graves. A maioria dos problemas e doenças começam na mente, depois são somatizados (aparecem no organismo – corpo) 

Quem não tem problemas?

Sempre digo que é melhor e mais rápido, tratar um “probleminha”, antes que vire um “problemão”.

Podemos aprender a transformar problemas em oportunidades, para o nosso próprio crescimento, evolução, bem estar, saúde, enfim equilíbrio físico, emocional, mental e espiritual. Isto vai ajudar a aproveitar melhor as oportunidades que a vida oferecer.