22out

Obesidade, Alimentação e Emagrecimento

Inúmeras podem ser as causas da obesidade e diversos tratamentos existem para ajudar na solução. Como sabemos existem tratamentos, que são um sucesso, outros não. Não que o problema esteja no tratamento, mas com o tipo de tratamento indicado para cada pessoa. E também, cabe a cada pessoa o “real querer”.

Você é do tipo ocioso ou costuma se exercitar bastante? Mesmo assim não emagrece como gostaria? Já tentou ou tenta diversos regimes, voltando ao que estava? Já parou para pensar no que tem acontecido para que isso ocorra?

Quanto você tem “violentado” seu organismo? São inúmeras as pessoas que tem problemas com o peso e a gordura: jovens, adultos e até crianças. É comum também a queixa de clientes, que dizem engordar “só” por causa do estado de ansiedade (dizem que nem se alimentam tanto).

Então pergunto: 

– Será que existem pessoas em estado de ansiedade na Somália? Com certeza. 

– Quantas delas você já viu com problemas de obesidade?

Obesidade está ligada à alimentação. 

É uma resposta do organismo informando que algo está inadequado. O estado de ansiedade pode fazer com que uma pessoa alimente-se em excesso, ou misture determinados tipos de alimentos, sem que perceba. O balanceamento da alimentação é muito importante, para manter o corpo saudável e equilibrado. Cada organismo tem necessidade própria. Se puder observar, seu corpo diz o que necessita, mas para isso você precisa estar atento as reações dele (ao que ele “diz”). Muitas pessoas que conseguem conservar o peso utilizam a estratégia de observar-se. Imaginam (fazem de conta) que já ingeriram o alimento e o sentem no estômago. Depois disto, decidem se é realmente o que desejam. Isto ajuda evitar a ingestão de alimentos sem necessidade sem causar arrependimento, mal estar e posteriormente aumento de peso. O “sentir-se mal” é uma resposta do organismo (físico e/ou mental) para o fato do excesso, causando reação tanto a curto, como médio ou longo prazo. Os mais atentos ao prazer do paladar ou ao estado de ansiedade não costumam prestar muita atenção nas reais necessidades do organismo, esta é uma das causas de não conseguir controlar o peso. Há pessoas que dizem prezar a saúde, procurando cuidá-la, porém pouco vigiam a quantidade e qualidade da alimentação, que seu corpo necessita .

No caso de adolescentes, que costumam se alimentar de lanches, refrigerantes e chocolates, o organismo não só pode responder com aumento de peso, como problemas dermatológicos (espinhas em excesso) e muitas vezes com mal funcionamento dos intestinos.

A criança para alimentar-se depende mais da decisão da mãe, a qual muitas vezes insiste para que o filho alimente-se por estar no horário. Ela deve estar mais atenta ao que a criança diz. Se disser que não quer, a mãe deve conversar com ela para descobrir a causa e depois refletir se há ou não necessidade de alimentação.

Crianças e adolescentes, muitas vezes, por causa da alimentação, além da obesidade podem apresentar “problemas escolares”, devido ao desequilíbrio do organismo.

ANOTE:

Hora do café, almoço ou jantar não são obrigatoriedades. Muitas vezes o fazemos como se fossem, por falta de auto-vigilância e por hábito.

Muitas mães, com a melhor das intenções, para ver seu filho “sadio” acabam alimentando-os em demasia na infância, causando problemas no organismo da criança, que muitas vezes tornam-se adultos com problemas de obesidade, necessitando de regimes constantes.

Caso o peso seja um “problemas”, observe mais seu organismo. Pergunte-se antes de comer: – Estou realmente com fome, ou apenas vontade de comer? Antes de se alimentar, imagine-se já alimentado com o que está desejando e com a quantidade. Perceba como ficará em seu estômago e depois decida.

Algo que pode ajudar é um copo de água antes da refeição. Ele preenche parte do estômago, diminuindo a fome além de saudável evitará o excesso de alimentos. Quando ingerimos alimentos em excesso, o estômago se dilata. Quanto mais dilatado, maior quantidade de alimentos será necessário para preenchê-lo. Sendo assim maior a probabilidade de engordar.

Lembre-se: Podemos fazer muitas coisas sem obter resultados, porque acima de qualquer coisa existe o “QUERER” e o Poder de “DECISÃO” .

Quando realmente se quer, tudo se faz para atingir o objetivo, então chega-se ao sucesso. Portanto, o problema muitas vezes, não está no tipo de tratamento.

Texto – Roseli Santos de Oliveira