Coaching

COACHING

melhorar a performance

Muitas pessoas confundem o processo de Coaching com autoajuda, terapia, mentoring e até mesmo com programas de caça-talentos (headhunters). Isso acontece, principalmente, pelo fato de o Coaching ainda estar em difusão no Brasil. No entanto, esse quadro está mudando, já que o processo está em elevada expansão.

A prática do coaching não está restrita a ambientes corporativos, mas também à vida pessoal. O processo do coaching está fundamentado em estudos de diversas áreas que comprovam sua eficiência em melhorar a performance em qualquer âmbito desejado.

Se trata de um processo com começo, meio e fim, sempre focado no futuro. O Coaching desenvolve as habilidades e percepções dos clientes, para que estes encontrem a saída de seus problemas. As origens destes não são tratadas durante uma sessão e as metas futuras são sempre prioritárias. Portanto, Coaching não é terapia.

Diferentemente da autoajuda, o Coaching prevê a atuação de um profissional altamente qualificado (o coach) para motivar e conduzir o seu cliente ao alcance de seus objetivos.

O processo de Coaching é, essencialmente, uma assessoria focada na geração de motivação pessoal e profissional que tem como objetivo potencializar o nível de resultados positivos de pessoa, grupo ou empresa. Combina prática e procedimentos distintos para ampliar realizações na vida pessoal e profissional. (Fonte – SBCoaching)